Intervenção nos Distúrbios da Comunicação e Linguagem

O principal componente da comunicação humana é a linguagem, que como uma propriedade do ser humano é externalizada pelo falar, escutar, ler e escrever. A linguagem, como um processo tipicamente humano, permite o compartilhamento de conhecimento, experiências e pensamentos entre as pessoas. Já a fala, por sua característica singular e universal é considerada a mais nobre das capacidades humanas e, embora possa ser confundida como um sinônimo da linguagem, na verdade é uma de suas manifestações. Sabe-se que o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem e da fala depende de condições neurobiológicas e ambientais apropriadas.

Diversas são as condições que podem comprometer o processo de aquisição e/ou desenvolvimento da fala e da linguagem. É consenso que para que esse processo ocorra de maneira apropriada é preciso garantir que outras áreas do desenvolvimento infantil estejam preservadas, como o neurobiológico, o cognitivo, o social e o emocional. Patologias que envolvem prejuízos neurológicos, deficiência intelectual, síndromes genéticas, como a Síndrome de Down, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e deficiências sensoriais (por exemplo: auditiva ou visual), além de dificuldades substanciais de âmbito social e emocional, são exemplos de condições nas quais a aquisição e o desenvolvimento da fala e da linguagem pode sofrer alteração. Além disso, prejuízos de linguagem também podem ocorrer em condições específicas, sem que haja uma causa (etiologia) definida. O importante é saber que independente do prejuízo de linguagem ser decorrência de uma causa reconhecida, a família deve procurar avaliação Fonoaudiólogica.

Quando devo procurar um Fonoaudiólogo?

  • Crianças que apresentam fatores de risco para alterações no desenvolvimento da linguagem, tais como: prematuridade, infecções freqüentes de ouvido (otites recorrentes), dificuldades de socialização, síndromes genéticas, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
  • Atrasos na aquisição e no desenvolvimento da linguagem;
  • Problemas na decodificação e/ou na compreensão;
  • Dificuldades de leitura;
  • Dificuldades na aquisição e no desenvolvimento da escrita;
  • Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);
  • Apraxia de Fala na Infância;
  • Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL;
  • Transtornos Alimentares, incluindo a seletividade alimentar;
  • Alteração dos Órgãos Fonoarticulatórios;
  • Dificuldade nas funções Estomatognáticas;
  • Distúrbio Miofuncional Orofacial;
  • Respiração oral;