Tecnologia Assistiva (TA) é um campo de conhecimento de característica interdisciplinar que tem como objetivo promover a funcionalidade das pessoas com algum tipo de deficiência seja ela temporária ou definitiva para uma melhor participação social, reduzindo dependências e garantindo autonomia ao sujeito. Para isso utiliza-se de recursos, produtos, metodologias, estratégias, práticas e serviços, que são desenvolvidos por uma equipe composta por uma gama de profissionais, dentre eles o terapeuta ocupacional.
A Terapia Ocupacional tem mantido uma estreita relação com a Tecnologia Assistiva desde o surgimento da profissão no período pós Primeira Guerra Mundial, onde eram prestados serviços para que os soldados com sequelas tanto físicas e mentais pudessem retomar suas vidas de maneira funcional. Desde então o trabalho da tecnologia assistiva vem permeando a prática profissional do terapeuta ocupacional, abrangendo todas as ordens do desempenho humano, desde as tarefas básicas de auto cuidado até o desempenho de atividades profissionais.
Se tratando de crianças, o ponto de partida é a avaliação das necessidades e das habilidades físicas, cognitivas e sensoriais presentes. Além disso, avalia-se a receptividade da criança em fazer uso de algum recurso e as condições e características físicas e socioculturais do ambiente em que ela se situa. Em seguida o terapeuta ocupacional orienta e treina a criança para o uso do recurso elencado.
A abordagem da terapia ocupacional em conjunto com a tecnologia assistiva voltada à pediatria é bastante diversificada e contempla o desempenho ocupacional das principais áreas de ocupação na infância: brincar, lazer, atividades de vida diária e inclusão escolar. Dentre as possibilidades de promoção de um melhor desempenho estão: elaboração e treino do uso de órteses, adaptações de mobiliários, adaptações de ambiente, adaptações para favorecer aprendizagem acadêmica, adaptações de utensílios para uso em atividades de vida diária, além do emprego de estratégias que permitam uma melhor autonomia e desenvoltura em atividades instrumentais de vida diária tanto no ambiente domiciliar quanto em comunidade.
Vale ressaltar que o objetivo dos terapeutas ocupacionais que fazem uso de Tecnologia Assistiva não é eliminar ou compensar alguma deficiência e sim ampliar as habilidades necessárias à realização da atividade pretendida e, consequentemente, promover participação social das pessoas com deficiência. Se um ambiente não permite acessibilidade a todos, o ambiente é que é deficiente. Então, nós criamos possibilidades reais, ajustes, adaptações funcionais que promovam a inserção da criança a vida de relação em casa, na escola e na sociedade.