O desenvolvimento cognitivo possui estágios definidos até os 12 anos de idade. É dividido em 4 períodos:
Sensório-motor (nascimento até 2 anos), caracterizado pelo pensamento prático onde a criança aprende a partir da sua relação com o objeto/ambiente, é dividido em seis fases cada uma com sua especificidade.
Primeira fase é a fase reflexa (0 a um mês), onde a criança usa da sua bagagem genética para estabelecer as suas primeiras experiências com o ambiente a partir dos vários reflexos primitivos.
Segunda fase é a Reação Circular Primária (1 a 4 meses), onde a criança está envolvida com as sensações sentidas pelo próprio corpo e produzidas pelo ambiente do seu entorno.
Terceira fase é a Reação Circular Secundária (4 a 8 meses), onde seu interesse agora está para as sensações do meio externo na promoção dos espetáculos, modificações sensoriais promovidas pelos objetos do seu entorno.
Quarta fase é a Atividade Voluntária (8 meses a 1 ano), é o início da atividade voluntária, exploração do objeto, permanência do objeto, condutas e estratégias para alcançar o objeto de seu interesse perceptivo no seu entorno.
Sexta fase é a fase de Combinações Mentais (18 a 24 meses), a fase intermediária para o período seguinte, onde o interesse da criança está envolvido nas imagens mentais do objeto, com interesse em histórias e contos de fantasia.
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Segundo período Pré-operacional (2 a 7 anos), o pensamento da criança é intuitivo e pré-lógico, dividido em dois momentos, de 2 a 4 anos pela função simbólica e de 4 a 6 anos pelo período pré-lógico, caracterizado pelo uso da percepção como referência de raciocínio.
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Terceiro período é o das Operações Concretas (7 a 12 anos), é caracterizado pela lógica do raciocínio, a criança começa a pensar baseada em operações de raciocínio lógico.
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Quarto período é Operações Formais (12 anos até idade adulta), caracterizado pelo pensamento dedutivo, a criança nesse momento é capaz de pensar coisas abstratas.
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Cada faixa etária a cima citadas tem suas características específicas quanto aos brinquedos do seu interesse, que acompanham o processo de amadurecimento do conhecimento humano.
É importante ficar atentos com essas etapas, mas sabendo que pode haver uma variação no desenvolvimento cognitivo de cada criança.
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PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1970, 387 p.