O desenvolvimento cognitivo possui estágios definidos até os 12 anos de idade. É dividido em 4 períodos: Sensório-motor (nascimento até 2 anos), caracterizado pelo pensamento prático onde a criança aprende a partir da sua relação com o objeto/ambiente, é dividido em seis fases cada uma com sua especificidade. Primeira fase é a fase reflexa (0 a um mês), onde a…
A Terapia ABA é uma linha teórica da psicologia que analisa e explica a associação entre ambiente, comportamento e aprendizagem. Sendo assim, o foco nas consequências e eventos antecedentes do comportamento para a modelação do mesmo. O termo ABA (Applied Behavior Analysis) pode ser traduzido para o português como Análise do Comportamento Aplicada. Em suma, é uma ciência que fundamenta-se…
A Dispraxia do Desenvolvimento é uma disfunção de integração sensorial que interfere com a habilidade de ideação, planejamento e execução de tarefas motoras não habituais. Portanto, não está relacionada a problemas neuromusculares ou neuromotores. A palavra desenvolvimento refere-se ao início das dificuldades que começam nos primeiros anos de vida da criança, e afeta seu desenvolvimento à medida que ela cresce.…
A Apraxia de Fala na Infância (AFI) é um distúrbio motor da fala na infância de origem neurológica. Ainda mais, é resultante de um déficit na consistência e precisão dos movimentos necessários à fala. Na ausência de déficits neuromusculares (exemplo: tônus alterado, reflexos anormais). O principal impedimento manifesta-se no planejamento e/ou programação de parâmetros espaço-temporais das sequências de movimentos. Assim,…
A Musicoterapia amplia seu olhar no que diz respeito a inúmeras possibilidades de tratamento. Assim, essas possibilidades se desdobram em modelos, onde cada um traz consigo um aporte teórico bem fundamentado. Uma das formas de alcançar a criança, é através de uma das experiências musicais utilizadas em musicoterapia, chamada Improvisação Musical. Pois, improvisar é a arte de criar espontaneamente e…
A Terapia Ocupacional é definida como o uso terapêutico de atividades diárias (ocupações) em indivíduos ou grupos. Sobretudo, com o propósito de melhorar ou possibilitar a participação em papéis, hábitos e rotinas em diversos ambientes. Por exemplo: casa, escola, local de trabalho, comunidade e outros lugares. Profissionais da Terapia Ocupacional usam seu conhecimento sobre a relação transacional entre a pessoa, seu envolvimento…